Esse trabalho de oralização e interpretação acontecerá em todos os textos, a palavra chave do texto dará margens para que palavras, que sílabas e que letras serão exploradas specificamente. A ficha de palavra servirá para temática de alfabetização freiriano, que surgirá na roda de conversa sobre o texto, por indução minha.
Segundo texto trabalhado:
A CASA
DE VINÍCIUS DE MORAES
ERA UMA CASA MUITO ENGRAÇADANÃO TINHA TETO, NÃO TINHA NADA
NINGUÉM PODIA ENTRAR NELA, NÃOPORQUE NA CASA NÃO TINHA CHÃONINGUÉM PODIA DORMIR NA REDEPORQUE NA CASA NÃO TINHA PAREDENINGUÉM PODIA FAZER PIPIPORQUE PENICO NÃO TINHA ALIMAS ERA FEITA COM MUITO ESMERONA RUA DOS BOBOS NUMERO ZERO.
O trabalho com esta música foi na mesma temática do anterior em relação à tentativa de letramento em si. Mas também refletimos sobre a importância de uma moradia e conversamos sobre que não tem. Visualizamos vários tipos de moradias por meio de fotos. Identificamos as cores azul e vermelho nas formas geométricas triângulo e quadrado, depois montamos uma casa com esses elementos, por fim apreciamos mais uma vez a música "A casa". As crianças tiveram como tarefa de casa observar as casas da rua e contar quantas tinham e depois desenhar em uma lado da folha as de andares e as casas baixas e em outra folha os apartamentos.
sexta-feira, 17 de abril de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário